No dia 15 de Fevereiro vai acontecer o lançamento de um satélite experimental, com o único intuito de possibilitar comunicações de dados em condições que até aqui não existiam. De seu nome (WINDS, cientificamente), é um satélite japonês a ser lançado pela – a agência de exploração espacial nipónica, produzido e explorado pelo grupo Mitsubishi Heavy Industries (MHI).
Estamos a falar de nova tecnologia, de um satélite que permite por cliente uma velocidade máxima de recepção de 155Mbps e 6Mbps de envio - em antenas de 45 centímetros de abertura. Permite ainda uma velocidade de 1.2Gbps quando se aumenta a abertura para 5 metros.
A única questão que realmente não haverá volta a dar é a questão dos pings, devido aos 36 mil quilómetros a que se encontra um satélite geo-estacionário. Mas os pings que estamos sujeitos num acesso via satélite, jamais impedirão que eu aceda a blogs, use um programa de instant messaging, consulte e envie e-mails ou efectue downloads de qualquer conteúdo áudio/vídeo. Quanto muito estarei impossibilitado de jogar online.