Fibra Óptica em Portugal, a vossa opinião!!

Fórum Banda Larga - Fibra : MEO, Clix , Sapo , Oni , etc.

Fibra Óptica em Portugal, a vossa opinião!!

Mensagempor Digitalfox em Sexta 27-06-2008 19:53

Olá a todos..

Tenho seguido com algum interesse as várias propostas que se têm ouvido na comunicação social, de como se deve implementar a fibra óptica em Portugal..

Desde a Sonae com a sua proposta de dividir custos com outras operadoras na implementação da fibra óptica em 25% do país..

Ou a proposta da PT ao governo de implementar a fibra óptica mas sem acesso de terceiras operadoras ou seja apenas para uso da PT..

E a minha pergunta era se não seria melhor para as operadoras e clientes finais, a constituição de uma empresa independente de todas as operadoras de telecomunicação, que criasse e gerisse a infraestrutura de fibra óptica em Portugal e apenas cobrasse às operadoras de telecomunicação, o investimento inicial, actualizações conforme necessárias e manutenção..

Ou seja um preço de uso igual da infraestrutura para todas as operadoras de telecomunicação..

Assim era no nosso caso de Internet, os ISP's a definir o preço entre eles com +/- serviços e condições de acesso e velocidade, fazendo concorrência entre eles para cativar clientes finais..

Não seria uma boa solução?

Cumps..
ISP Telepac - Velocidade Contratada 24/1Mb
Velocidade no Router: 15.996 / 766
Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 3,0 / 17,0
SN Margin (Up/Down) [dB]: 11,5 / 9,0
A 470m por cabo de cobre da central, Telepac no seu melhor :(
Digitalfox
Utilizador
Utilizador

Registado: Terça 04-07-2006 12:10
ISP: telepac

Re: Fibra Óptica em Portugal, a vossa opinião!!

Mensagempor Knyght em Sexta 12-09-2008 21:20

Deixa estar que a fibra optica se for colocada pelo governo passa a ser tipo >REN
E não PT ninguém vai admitir isso, e isso sim é a melhor maneira ;)
PowerBy:
Sapo.Adsl 16MB v.Madeira Unlimited
SMC 7904 WBra Barricade
Knyght
Utilizador
Utilizador

Registado: Quarta 24-11-2004 23:27
ISP: sapo

Re: Fibra Óptica em Portugal, a vossa opinião!!

Mensagempor Look4you em Segunda 01-06-2009 14:58

Digitalfox, essa de facto era uma da opções aventadas também, de uma entidade independente instalar e gerir as linhas, porém teríamos depois os problemas futuros a médio longo prazo (excesso de clientes para aquilo que a rede suporta), mas não deixo de achar que poderia ser uma boa solução desde que devidamente esta parte fundamental fosse acautelada (coisa que em Portugal não é decerto e infelizmente para mal dos nossos pecados).

Como tal o investimento conjunto entre algumas operadoras é uma solução que se avizinha ser a mais viável, ou a PT voltar a dominar que também é sempre uma solução ao alcance desta empresa.

Julgo que com a chegada da fibra óptica já começamos a assistir precisamente aquilo que aconteceu com a rede de cabo (velocidades maiores que aquilo que deviam), mas neste caso a contenção dos operadores é menor que no início do cabo onde se propunha velocidades de 640 kb/s no máximo, agora na mesma rede e com excesso de clientes propõem velocidades que não conseguem fornecer, e a fibra acho que vai pelo mesmo caminho e dentro de poucos anos vamos estar a ler e a ouvir as queixas que agora ouvimos do cabo.

A meu ver e para já se os operadores já existentes de fibra óptica oferecessem planos máximos de 25 ou 30 Mb em up e down reais, já todos ganhávamos e isto faria com que após 3 ou 4 anos estes pudessem tirar uma amostragem real sobre as capacidades reais de cada zona e se justificado subissem então os planos até ao limite imediatamente anterior ao ponto de saturação, ponto esse que ao ser atingido, exigiria de imediato um upgrade para ser possível ligar mais clientes.
Mas isto sou eu que gosto de transparência, ao contrário da maior parte dos operadores senão mesmo todos.

Posto isto a minha opinião é que vamos ver o filme de novo "Pesadelo na Internet 3" desta vez com a fibra, e como somos um país de brandos costumes, lá vamos ter mais do mesmo.

Oxalá eu esteja redondamente enganado, mas julgo que 4 ou 5 anitos darão para sabermos isso e por certo cá estaremos para comentar.

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 16-11-2006 21:27

Voltar para FIBRA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes