Banda "Larga"

Tudo sobre o acesso em banda larga tmn

Banda "Larga"

Mensagempor Outrunner em Quarta 06-05-2009 19:59

Bem queria saber se alguém tem notado a Banda "Larga" da TMN mais lenta.
Ando com ligações de 38,4 Kbps quando o contratado é 3,6Mbps, estou ligado por HSDPA mas é como se estivesse ligado por GPRS.
Outra coisa, não consigo aceder à página de controlo de tráfego, diz-me para tentar mais tarde. Desde ontem... :roll:
Outrunner
Novato
Novato

Registado: Quarta 06-05-2009 19:10

Re: Banda "Larga"

Mensagempor The_Imortal em Quinta 07-05-2009 4:10

Boas,

Para saberes se mais alguem tem sentido essas velocidades lentas convêm dizeres em k conselho e freguesia és...

No entanto sempre podes ver k ligações activas tens no teu PC... Abre uma janela da linha de comandos (antiga janela do MS-DOS) e escreve o comando "netstat" sem as aspas... Se tiveres mais k 14/15 em WinVista ou WinXp pro pode ser por isso... Algum virus ou spkyware k te está a "Roubar" ligações e criando velocidades lentas...

Se estiver tudo ok tb n "custa nada" ligares para o 12030 a perguntar se há alguma avaria na tua zona... Se n houver esperas 12h a 24hs a ver se a situação se mantém... Se sim, ai fazes a reclamação...
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 20-12-2007 19:37
ISP: sapo

Mensagempor Outrunner em Sábado 09-05-2009 15:11

Bem, já passaram alguns dias a situação mantém-se.
De notar que há bocado ao fazer o download do RC do Windows 7 do site da Microsoft consegui atingir velocidades de 288 KB/s, o que é estranho é que de mais sítio nenhum consigo fazer downloads a velocidades superiores a 12 KB/s.
Começo a achar isto um bocado estranho. Spyware, virus ou rootkits não tenho, o computador esta limpo e isto acontece noutro PC que tenho portanto dúvido que seja por aí.
A placa que uso é uma ZTE MF622 HSDPA será que há alguma actualização de firmware que seja necessária? No site da TMN não vejo nada, ja experimentei restaurar as definições de fábrica da placa mas dá o mesmo. As velocidades são mesmo muito baixas.
Enviei e-mail para o SAC da TMN a explicar o que se passava e se havia algum problema com as ligações e eles responderam a dizer que para dar seguimento ao processo era preciso um contacto alternativo. Ainda não respondi porque estava a ver se descobria o que se passava.
Tens mais alguma pista?
Outrunner
Novato
Novato

Registado: Quarta 06-05-2009 19:10

Mensagempor __-_-_-__ em Domingo 10-05-2009 4:26

se calhar não estás ligado em HDSPA. mesmo que tenhas contractado 7.2mb se o modem estiver ligado ou só apanhar rede GPRS só vais ter no máximo 384kb. para teres velocidades superiores tens de estar ligado no modo 3g (hdspa). lê o manual do modem. isso se calhar tem praí umas luzinhas ou talvez no programa que usas para te ligar á net. vê mesmo se te consegues ligar por 3g. se calhar na tua zona só consegues apanhar GPRS.
se não for esse o problema, lamento mas só na lotaria do pseudo apoio a clientes da tmn é que possivelmente te podem resolver isso.
__-_-_-__
Utilizador
Utilizador

Registado: Sexta 31-03-2006 13:37

Mensagempor Look4you em Domingo 10-05-2009 15:39

Outrunner, e isso acontece nas 24 horas do dia, ou tens horas a que a navegação se faz a velocidades melhores?
Se utilizares noutro local (zona), a velocidade é melhor?

Há que 1º proceder a despistes, que devem ser feitos pelo próprio cliente, tais como se isto acontece em todo o lado, a toda a hora, ou se acontece apenas em determinadas horas e em certos locais.

Por certo e como reclamas agora, e partindo do principio que já tens essa ligação a algum tempo, tudo estaria mais ao menos dentro dos parâmetros normais anteriormente e ultimamente é que tens notado isso, como tal nada como mudar de local (uma vez que é portátil), ir para outra zona e experimentar (se tiveres carro melhor, é umas voltas que dás ao fds e tiras as dúvidas), e depois então reclamar objectivamente nem que tenhas de ir a uma loja e escrever no livro de reclamações (não que adiante muito, mas é mais um registo).
Se por acaso acontece isso em todo o lado, aí já a conversa poderá ser outra, uma vez que podes estar com algum problema no software, ou algum problema no hardware (pen), a qual deve ser trocada.

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 16-11-2006 21:27

Mensagempor The_Imortal em Segunda 11-05-2009 0:56

Boas,

Já tentas-te retirar o cartão da placa e dar um leve limpeza no cartão? Desinstalar e voltar a instalar o software/placa?
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Mensagempor valteralves em Terça 03-11-2009 3:41

Passo a partilhar com vocês a minha situação e o mail que hoje mesmo enviei. É um situação semelhante a outras que tenho visto aqui neste forum. Se tiverem um tempinho, leiam:

"À TMN, Telecomunicações Móveis Nacionais, S A

ASSUNTO: Reclamação.

Aderi ao programa E-escola e comprei portatil e placa banda larga da TMN por 150 euros em Novembro de 2007. Disseram-me antes de aderir que a minha área de residência tinha uma óptima cobertura da TMN superando as outras operadoras. Foi por esse motivo que escolhi a TMN. Disseram-me que tinha cobertura compatível com velocidades a rondar 1,7 Mbps. Nunca tive uma cobertura minimamente aceitável e a velocidade ronda quase sempre os 37 ou 38 kbps. Quase nunca tenho rede HSDPA mas só UMTS. Tenho contrato de fidelização de 36 meses e ainda faltam 15 meses para terminar.
Já levei o equipamento (placa e portátil) à TMN para verificar se estava a funcionar correctamente e estava tudo a funcionar de forma excelente. Curiosamente, o técnico que me atendeu no Arrábida Shopping disse-me que nenhuma operadora pode assegurar previamente a cobertura na área de residência de um potencial cliente mas apenas dar uma perspectiva geral numa zona mais envolvente. Neste caso, então estamos a falar de uma burla, já que segundo o entendimento deste funcionário da TMN, a operadora quis convercer-me a escolhe-la com o argumento da cobertura que pelos visto é falível.
Já pedi à TMN para resolver o problema de cobertura mas a operadora diz que a cobertura é óptima e não tem que fazer nada. Contudo, a minha velocidade continua a ser de 37 ou 38 kbps. Esta verifica-se dentro e fora do prédio e a TMN continua a dizer que pode haver outros factores que condicionem o sinal. Todavia, não me dá uma resolução do problema definitiva.
Assim, depois de fazer dezenas de reclamações para o atendimento ao cliente 1696, assistência técnica, departamento de fidelizações/contratos e área de facturação e a TMN continuar a mostrar uma postura autista dizendo que não pode fazer nada já que a cobertura é óptima na minha área de residência (freguesia de Pedroso, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto). Como referi, o estado do equipamento é óptimo e isso foi confirmado pelo técnico que elaborou uma exposição do caso o qual foi seriado com o número de processo 1-3067765124. Sendo assim, não ouvirei mais argumentos "para me empatar" por parte desta empresa como aqueles que tenho ouvido. Simplesmente, só vejo duas soluções possíveis: ou a TMN melhora a cobertura na minha área de residência ou então pedirei a rescisão unilateral do contrato por justíssima causa. Refiro também que caso a TMN dificultar este processo, esta casa deixará de ser cliente do grupo PT e procurarei alternativas mais sérias na concorrência. Além disto, caso este processo não termine amigavelmente, a TMN sabe que não tem prestado um serviço aceitável à minha pessoa e que velocidades de 37 kbps são perfeitamente pré-históricas como vocês referem nos vossos anúncios de Verão. Também decorre da lei de defesa do consumidor que nas relações jurídicas de consumo impõe-se, entre outros, a lealdade e a boa-fé, tanto nos preliminares, como na formação e ainda na vigência dos contratos. E, neste sentido, o consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não sejam prestados conforme previstos, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação.
Como os meus contactos telefónicos têm sido uma conversa de surdos, recordo, mais uma vez o que está escrito na legislação portuguesa (Lei do Consumidor):«3ºartigo » "O consumidor tem direito: a) à qualidade dos bens e serviços..."; 4ºartigo » "Direito à qualidade dos bens e serviços: Os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e a produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado às legitimas expectativas do consumidor"» Não me queiram convencer que velocidades de 37 Kbps correspondem a um serviço de qualidade.
Por outro lado, quero também dizer que este mail acompanhará uma queixa à ANACOM e ao Provedor PT bem como à DECO.
Sendo assim, caso até ao final do corrente mês não vir melhorias na cobertura na minha área de residência, sentir-me-ei obrigado a pedir rescisão de contrato por justa causa por incumprimento contratual da parte da TMN.
Sem mais me despeço aguardando ao rápida solução/resposta da vossa parte.
Atenciosamente.
O cliente
Valter Alves

PS: Se tiverem verticalidade suficiente, respondam-me de uma forma objectiva à seguinte questão: A velocidade de 37 kbps é um serviço de qualidade? Até agora, ainda ningém da TMN em todos os contactos telefónicos que fiz me foi capaz de responder. Só acenam com cassetes que vocês os fazem engolir na formação como "Eu compreendo a sua situação..."
Não posso deixar de citar que no contacto telefónico de 21 de Setembro, a funcionária da TMN, ao problema exposto, me respondeu com uma verdadeira pérola: "Pode ir aceder à internet para outros locais". São estas pessoas "extremamente bem preparadas" e com um perfil pessoal perfeitamente desavergonhado que dão estes pontapés na gramática e que fazem com que esta operadora vá perdendo clientes, uns atrás de outros...
É vergonhoso.
Reclamei de uma factura em relação ao valor e em relação à qualidade do serviço. Só o valor da factura foi rectificado. A qualidade do serviço, além de não me ser dada nehuma resposta, não foi soluccionado o problema. Desta forma, enquanto não for resolvido o problema da velocidade na minha área de residência, não vou pagar um valor de factura que seria igual no caso de ter um serviço de qualidade. Pagar a fazer de conta que TMN me presta um bom serviço é que não é correcto. Quem está em incumprimento contratual é a TMN. Terei toda a correcção em regularizar as facturas mas apenas no momento em que a TMN me responder às minhas reclamações. Já paguei facturas a mais por um serviço que é deficiente. Se não querem melhorar o serviço, então resolvemos o contrato amigavelmente. Assim, é que não pode continuar. Aguardo uma resposta.
valteralves
Novato
Novato

Registado: Segunda 21-09-2009 23:25

Mensagempor The_Imortal em Quinta 05-11-2009 1:03

Boas,

Pode até ter todas as razões do mundo para reclamar mas só tenho uma questão, se me permitir... O contrato é de 36 meses... Faltam-lhe acabar 15 meses... Ora 36-15 dá 21 mês... Só agora é que reparou nessas velocidades lentas? Ou sempre teve velocidades lentas nessa zona e, se sim, porquê só reclamar agora?

Mesmo que lhe tenham dito (erradamente ou não) que tinha muita cobertura, o cliente tem 1 mês para testar o serviço e, caso não fique satisfeito, pode desistir do serviço...

Quanto ao melhoramento da cobertura posso-te dizer que podes já falar com o advogado para rescindir o contrato porque, ou há mais clientes TMN na tua zona com o mesmo problema e é uma avaria na zona ou então não é por reclamar 1a pessoa que eles vão melhorar o sinal...
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Terça 10-11-2009 20:18

Caro valteralves.

Como eu o compreendo e á sua indignação, contudo como o The_Imortal disse e muito bem, só reparou nisso agora passados 21 meses?
Se sim, isso demonstra que a operadora teve um acréscimo de ligações na sua zona (aderência em massa á TMN), oque está a degradar o sinal dos que já estavam e a determinadas horas nem vale a pena ligar a internet.
Isso é fruto do programa ao qual você e muitos outros aderiram e tem como consequência a falta de sinal devido ao nº de utilizadores simultâneos.
Também já fui cliente da TMN, mas felizmente o programa e-escolas apareceu logo após acabar a minha fidelização, e posso dizer-lhe que onde antes tinha sinal e velocidades excelentes, passei a tê-los muito maus, e onde tinha rede razoável simplesmente passou a ser impossível ligar a internet.
Liguei meia dúzia de vezes para o apoio ao cliente, e lá me diziam que existia uma avaria na zona, passados 2 meses o raio da avaria ainda subsistia (claro que eu imaginava o que se passava), e da última vez lá me disseram que não havia nenhuma avaria na zona e que estava tudo perfeitamente a funcionar em condições, mas que havia uma intensidade anormal de tráfego na zona (como se eu não soubesse disso á muito).
Lá fui uns dias depois á loja da TMN rescindir o contrato, onde uma empregada me tentou vender um serviço que na altura tinham em parceria com a SAPO, para que ficasse com a internet móvel da TMN e a fixa da SAPO.
Ora fui obrigado a perguntar-lhe se estava a gozar comigo, ou qual tinha sido a parte do "quero desistir do contrato" que ela não percebeu.
Então eu queixo-me que não têm condições de fornecer um serviço aceitável ao cliente, e você ainda quer que além de continuar a utilizar um serviço que práticamente não existe, que eu ainda faça contrato com outro da SAPO, que é o pior serviço de internet fixo do mercado? Só pode estar a brincar comigo!!!
Lá ligou para alguém da TMN ou da PT, e lá me vinham propor a troca da placa, porque a minha deveria estar avariada, ao que lhe disse textualmente um daqueles NÃO, não quero mais nada com a TMN, já vi este filme antes com a Netcabo (actual ZON), e não quero ver outro igual, sou cliente e estou fora de período de fidelização, e como tal livre de procurar quem me preste um serviço aceitável.
Telefonaram-me uns 2 ou 3 dias depois, a saber se não queria receber uma pen inteiramente gratuita, porque o problema seria eventualmente da minha placa (que diga-se que funcionava bem apenas a determinadas horas porque a rede não estava congestionada), e como não vou em grupos, perguntei-lhe se a placa gratuita implicava nalguma fidelização, ao que ele me responde que sim, uma fidelização de 12 meses.
Perguntei-lhe então que raio de oferta era essa, e se o ano que estive na rede já fora da fidelização, se não chegava para oferecerem de facto uma placa sem nada em troca, e mais a mais afirmando como o empregado afirmava que nas zonas onde eu me encontrava a rede estava excelente, e lá foi ele dizendo que isso não podiam, porque uma pen implica sempre na fidelização etc, pelo que acabei por lhe dizer que guardasse muito bem a pen e a utilizasse ele, porque para mim TMN é igual a SAPO, PT, ZON entre mais alguns, e estas são firmas com as quais não quero e não pretendo manter quaisquer relações comerciais devido precisamente aquilo que afirma, autismo, imposição, prepotência e sobretudo o jardim de infância que são os serviços de apoio ao cliente dos mesmos.
Em relação aos serviços de apoio ao cliente, infelizmente os outros também não são melhores e havendo até alguns bem piores.

Em relação a ir com isso para tribunal ou para qq outro lado, desde já vá-se preparando para que não lhe dêm razão e mesmo que a tivesse toda, devia preparar-se para uma sentença mais a contento deles do que sua, uma vez que como sabe a TMN pertence á PT, onde o estado tem uma Golden Share, e como todos sabemos os juízes são empregados do Estado, logo deduza você o resto...

No entanto deve sim denunciar, porque quantas mais denuncias, mais pressão haverá para que sejam estabelecidos em decreto lei condições de serviço consideradas aceitáveis mediante o contrato estabelecido, para que seja possível ao cliente em qualquer altura de uma fidelização poder rescindir o contrato com justa causa por incumprimento do prestador de serviço, e isto porque actualmente isso não existe, logo 1Kbps serve para dizer que você tem serviço e como tal não pode rescindir o contrato.

Cumps
Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 16-11-2006 21:27

Voltar para Internet Móvel - TMN

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes