*** WIKI ***

LER BEM AS REGRAS ANTES DE UTILIZAR O FÓRUM

*** WIKI ***

Mensagempor Humberto em Sexta 28-09-2007 17:06

Caros,

Pretende-se criar um wiki sobre banda larga.

Procuro pessoas que tenham alguma experiencia (também como Sysop's) em wikis para arrancar e desenvolver o wiki.

Básicamente é preciso tudo, definir uma estrutura e categorização dos conteúdos, politicas, etc etc...

O software a utilizar será o mesmo que é usado na wikipedia.

Quem tiver interesse por favor responda a este tópico ou contacte-me por MP ou na pagina de contactos.

Mais tarde podemos acertar detalhes por MSN ou email etc..

Fico á espera de voluntários.

Obrigado.
Humberto
STAFF - ADMIN
STAFF - ADMIN

Registado: Terça 11-05-2004 15:00
ISP: netcabo

Mensagempor Humberto em Segunda 01-10-2007 15:12

BUMP :D

Alguém quer ajudar?
Humberto
STAFF - ADMIN
STAFF - ADMIN

Mensagempor bigs em Terça 27-11-2007 21:57

Sem acessos directos ADSL disponíveis, nem Cabo, só restam os indirectos e os móveis (mas não gosto dos móveis).

Solução? Simplesnet 256k @64k-128k/64k. Uma miséria de cobertura da PTC / ADSL.PT
bigs
Utilizador
Utilizador

Registado: Quarta 12-04-2006 0:34
ISP: simplesnet

Mensagempor Humberto em Quarta 28-11-2007 11:51

Humberto - Head Admin
Humberto
STAFF - ADMIN
STAFF - ADMIN

Re: *** WIKI ***

Mensagempor LPCA em Domingo 29-03-2009 5:41

MediaWiki é bastante complexo, mas tb igualmente muito funcional
dos vários que testei recomendaria esse se de facto existe pessoal com experiência

(um dos turn downs é que muitas configurações só podem ser mudadas ao alterar manualmente o script de config e não por uma interface gui, por motivos de segurança - mas isto está para ser mudado em futuras versões)

uma mais simples e facil de entender deverá ser o DokuWiki

sugiro tb instalar uma boa CMS (Content Management System) se existir gente com tempo disponivel e paciência para adicionar conteudos (tanto na wiki como na cms). saliento 2 opções:

Drupal, o cms mais potente do planeta na minha opinião. é tb mais complexo e menos amigável
Joomla, a solução menos profissional, simples, para noobs

para competir contra o forum phpBB, que signitivamente estou a ver que tem problemas em lidar com spam, recomendo antes o mais seguro e funcional SMF. não tem tantos mods, mas estão mais bem feitos. quem conhece a versão phpBB 2.0.x por dentro como eu de ponto de vista de programador, sabe como não pode voltar a confiar novamente neste software :lol:

o setup ideal na minha opinião seria portanto, Drupal+MediaWiki+SMF, com modulos CAPCHA/anti-spam no drupal e bridges entre os vários softwares para haver logins idênticos e sincronizados em todos os 3.
-LP

Cabovisão NetPME 2Mbit, 2Mb/512Kb, 40Gb, HH das 07h às 20h, ~30€
->
Cabovisão NetPMEflash 8Mbit, 8Mb/512Kb, 40Gb, HH das 07h às 20h, ~29€
->
Cabovisão NetPMEflash 20Mbit, 20Mb/1024Kb, 40Gb/ilimitado, HH das 07h às 20h, 25,99€
LPCA
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 28-09-2006 1:55
ISP: netvisão

Mensagempor LPCA em Domingo 29-03-2009 5:45

esqueci-me dos links

CMS:

Wiki:

Forum:

existe tb o para blogs caso haja interesse, mas recomendo antes usar os modulos de Blogs que o Drupal fornece no repositório para não adicionar complexidade desnecessária
-LP

->
->
Cabovisão NetPMEflash 20Mbit, 20Mb/1024Kb, 40Gb/ilimitado, HH das 07h às 20h, 25,99€
LPCA
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Humberto em Sexta 22-05-2009 0:48

Obrigado pelas sugestões,

pelo que percebi, sugeres algumas tecnologias, mas serias também capaz de assumir alguma liderança no wiki ?
Humberto - Head Admin
Humberto
STAFF - ADMIN
STAFF - ADMIN

Mensagempor LPCA em Terça 26-05-2009 23:53

boas,
so reparei agora que ja havia resposta ao meu post :oops:

posso dispor de algum tempo mensalmente para supervisionar e dirigir, mas não para estar diariamente a adicionar conteúdo
dar concelhos e ajudar nuns toques aqui e ali de vez enquando até pode ser divertido/interessante :bounce:
e as vezes tenho "surtos" de vontade de fazer coisas e então faço bastante de empreitada, mas em geral o meu tempo livre é pouco e não me posso dar ao luxo de me focar só numa coisa como um forum/wiki. demasiadas coisas para fazer!

por exemplo, até meados de junho vai-me ser dificil arranjar tempo, pois arranjei um part-time novo ao qual me estou ainda a habituar e tenho 2 projectos de sites para acabar e 1 novo para começar... mas penso que depois (ou durante um pouco às mijas) posso arranjar algum tempo para ajudar na instalação/configuração ou noutras tarefas

mas onde poder ajudar, podem contar comigo ocasionalmente. sugiro que reunas algum pessoal que tenha conhecimentos basicos de como criar/editar paginas/textos num editor WYSIWYG (um pouco como no Open Office/MS Office, mas na web, ou seja nas CMS, não é dificil de encontrar) e tb Wiki (é um pouco como o BBCode mas mais complexo. é mais dificil de encontrar gente que perceba disto)

quem na pratica faz Write/Word com facilidade, tb o faz numa CMS, desde que se entenda com a interface do site.
quanto à Wiki, não é dificil de aprender. vejam tutoriais na

sugestao,
pelo CMS Drupal, tb é possivel fazer todas as funcionalidades de um CMS, Wiki, Blogue, Forum, etc
existem centenas de addons que se podem adicionar de borla, uns mais oficiais que outros, e em geral com boa qualidade
não é necessario ter um software para cada funcionalidade (ex Drupal+SMF+MediaWiki/DokuWiki) com logins em separado ou uma ponte instável a interligar tudo. hoje em dia tenho mais conhecimentos do potencial do drupal e é por isso que sugiro antes isso

manter so 1 software é capaz de ser assim mais facil. atenção ao facto que o Drupal pode exigir mais recursos que outras CMS. ainda mais quando o proprio drupal mantem uma lista dos addons instalados e automaticamente procura por actualizacoes dos mesmos (so nao instala-as... por agora)... nenhum outro CMS/Wiki/Blogue/Forum/etc faz isso

mais uma sugestao,
o ideal, seja em que software for, é teres um host com linux (centos5 recomendável), com Apache 2.0/2.2+, PHP 5.1/5.2+ (5.2 ja é necessario em muito software actual desde inicio de 2009), PECL/PEAR (com APC, ver em baixo) para o PHP, MySql 5.0/5.1+, etc

finalmente, um "must" para o Drupal (em especial no drupal pq faz mais uso disto do que outras CMS E pq tem mais codigo partilhado nos scripts/addons, mas é potencialmente util em qq script php) é o APC (Alternative PHP Cache)
é um software de caching que acelera as paginas dinamicas produzidas por codigo php
num site de teste cheguei a notar uma descida de 48MB de RAM para 4MB e tempos de execução de 5-10seg reduzidos para 0.6-2seg, isto num VPS (é inferior a um servidor dedicado, na ordem dos 30$, em vez de mais de 80$ mensais)
tb não notei quaisquer problemas causados pelo uso do APC

só não te consigo recomendar um host neste momento

manda-me pm ou email para estar mais atento ao que se passa, não tenho passado muito por este forum desde abril
boa sorte :D
-LP

->
->
LPCA
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Humberto em Domingo 31-05-2009 13:27

Boas,

A minha ideia não é instalar ou configurar etc, é gerir no sentido do produto, do conteúdo, etc nada técnico isso não é problema aqui :)

Sobre o software a ideia original era ter o software da wikipedia onde todos editam livremente, ao invés do tradicional CMS onde os editores colocam o conteudo e os utilizadores lêem.

No fundo a questão base aqui é se estarias disposto a gerir o projecto, ou seja, definir a estrutura de conteudos (categorias inciais), rever as alterações para ver se estão conforme as regras, etc, a inserção de conteúdos, obviamente também será interessante mas apenas se ainda tiveres tempo no final de tudo :D

Se aceitares poderemos então discutir os detalhes via PM ou MAIL ou MSN.

Já agora, sobre as questões técnicas, este forum está num dos meus servidores (não uso VPS nem shared) aqui em Lisboa, é suficiente para os gastos, está relativamente actualizado e instalei a APC há umas semanas, de qualquer forma infra-estrutura nunca será o problema portanto temos tranquilidade nessa frente.

PS: quando responderes a este tópico podes activar a opção " Enviar-me um email quando houver uma resposta enviada" e assim terás sempre um email com as novidades.

Obrigado
Humberto - Head Admin
Humberto
STAFF - ADMIN
STAFF - ADMIN

Mensagempor LPCA em Quarta 03-06-2009 0:00

ok

aceito, mas como disse agora tou uma beca apertado em tempos :bounce:
uma boa noticia é que finalmente devo acabar um projecto de video vigilancia ainda esta semana, mas a má é que já me estáo a contratar para o segundo... e ao que parece vai haver mais lol. mas ja deve ser mais facil

vou-te mandar uma pm com os meus contactos

(sim eu sei dos avisos por email, liguei da ultima vez, mas fui nabo no inicio ^^^)
-LP

->
->
LPCA
Utilizador
Utilizador

Voltar para bandalarga.org - COMUNICADOS/SUPORTE/SUGESTÕES

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes