PT Comunicações, ignóbil e arrogante.

PT Comunicações, ignóbil e arrogante.

Mensagempor PhoteK em Quinta 10-07-2008 17:36

Serviço: Sapo ADSL
Data de contrato: 2002
Início de disputa: 2002
Cancelamento por justa causa: 21 de Janeiro de 2003
Situação de cancelamento: facturação ao contribuinte errado e alteração do plafond de tráfego e de taxação de cada 100MB adicionais sem qualquer aviso prévio.
Avisos feitos para correcção de dados de facturação: por telefone, email, fax, carta.
1º registo físico de reclamação: fax a 18 de Novembro de 2002

Nota: fui pagando todas as facturas mesmo que erradamente facturadas, inclusive a de Janeiro que inexplicavelmente foi facturada ao contribuinte correcto, excepto a de Dezembro porque já estava enojado com a situação.

Depois de receber uma ou outra carta a pedir o pagamento de um valor de penalização por incumprimento, se bem que a PTC nunca respeitou as suas próprias cláusulas, recebi recentemente mais 2 cartas.
À primeira ainda me dei ao trabalho de ligar e responder por email, fornecendo dados da razão da disputa. Hoje recebi outra igual.
Ora, ou esta empresa de cobranças, nomeadamente as pessoas que lá trabalham não sabem ler ou são ex-trabalhadores da PTC, que por sinal também não sabem ler.

1/2

2/2
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 04-11-2004 16:47

Re: PT Comunicações, ignóbil e arrogante (TAKE-2)

Mensagempor PhoteK em Terça 15-07-2008 0:42

Serviço: Telepac ADSL
Data de contrato: Outubro 2006
Início de disputa: Outubro 2006
Cancelamento por justa causa: 2 de Março de 2007
Situação de cancelamento: má qualidade de serviço, recusa de migração dentro das capacidades efectivas da linha após alteração comercial do tarifário em Novembro 2007, taxação de tráfego internacional que acusava nacional na ferramenta de verificação do operador.
Avisos feitos: por telefone, email, fax, carta.
1º registo físico de reclamação: não contando com e-mails, fax enviado a 25 de Janeiro de 2007

Carta que recebi hoje e à qual já respondi:

Deu barraca, chatice e dores de cabeça as duas vezes que recorri a serviços de dados da PT Comunicações.
Pela atitude ignóbil, arrogante e inexistência de ética, não recomendo subscrições de serviços deste grupo a quem quer que seja.
Quanto maior a opressão maior o afinco em fazer passar esta mensagem a amigos, conhecidos, colegas, clientes, cibernautas e nomeadamente aos que ainda recorrem a produtos deste bando de vigaristas.
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Re: PT Comunicações, ignóbil e arrogante.

Mensagempor soft666 em Quarta 16-07-2008 1:11

Nada que me admire. Eu depois de ter rescindido da PT+Sapo e ter mudado para a concorrência continuei a receber facturas da PT e cheguei a receber cartas duma advogada para pagar mensalidades em dívida.

Parece que vivem em marte ou o karai, nem se dão ao trabalho de verificar se o pessoa ainda tinha o serviço activo.

É o cumulo...
soft666
Utilizador
Utilizador

Registado: Quarta 17-08-2005 14:28

Mensagempor PhoteK em Quarta 16-07-2008 2:25

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Domingo 10-05-2009 16:37

2ª audiência foi a 6 de Maio, sentença da acção declarativa a 14 de Maio.
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Terça 12-05-2009 3:05

Photek você cancelou o contrato ao fim de 1 ano por justa causa?

Que você se recuse a pagar factura que estão erradas, como a facturação ao contribuinte errado e com repetidos avisos estes continuaram a facturar da mesma forma, é uma coisa, não ser avisado das alterações de tráfego e da alteração das condições contratuais por carta registada tudo bem também, não pode é recusar-se a pagar essas facturas e deve estar bem documentado, mas contudo acho que não é caso para rescisão por justa causa, no entanto você vai ver.
Acho que vai ter de pagar mesmo o tempo restante e mais as facturas que não pagou, no entanto pode exigir que as facturas que lhe entregaram e pagou e mesmo as que não pagou, sejam substituídas por outras com o nº de contribuinte correcto.
Pode exigir também o desconto dos valores cobrados em excesso por alterações de tarifários dos quais não foi avisado, pelo que eles terão de fazer prova em tribunal com o registo do aviso de recepção, em como você recebeu a carta a avisar (claro que não apresentam), mas o resto vai ter de pagar e as velocidades ao fim de 1 ano não são desculpa, embora saibamos que é mesmo assim.

No 2º caso, lamento informá-lo mas também já não tem razão, o 1º registo físico deveria ter sido antes de acabar 1 mês de serviço (período experimental), sobre o qual poderia logo ter rescindido o serviço e receber aquilo a que tivesse direito.
Ao fim de quase 3 meses, por muita razão que tenha, não se safa.
É muito importante o 1º registo ser feito por email ou carta registada, não interessa a data em que eles respondem, mas sim a data em que você reclamou por escrito, aí sim poderia alegar justa causa uma vez que não lhe solucionaram o problema em tempo útil, mas espere para ver o desfecho.

Lamento ser o portador de más notícias (outros podê-lo-iam ter feito também), mas não tenho fé nenhuma nisso, os tarifários terá de migrar para qualquer umas das opções que eles disponham, e não aquela que a sua linha efectivamente tem.
Atenção que não estou a favor deles nem a seu favor, estou a analisar aquilo que você postou, e dentro daquilo que já vi e li, e de experiência própria (porque já ganhei uma acção de justa causa), a sua não vai certamente ter um final feliz para si e eles vão estar a esfregar as mãos de contentes com os juros que vai pagar.

Cumps e depois diga-nos como foi, já agora não perde nada e outros podem aprender com os seus erros.
Look4you
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 16-11-2006 21:27

Mensagempor PhoteK em Quarta 13-05-2009 2:44

Não cancelei nada, resolvi. Quem pode cancelar a prestação do serviço é a PT.

Look4you repare nas datas, ambas prescreveram, no entanto, basta que o requerido não apresente oposição para se entalar.

Na 1ª, e é disto que se trata, não tentaram sequer a obtenção do título executivo.
Já na segunda enviaram, antes da 1ª audiência, uma factura apenas da penalização e um crédito respeitante ao mês de Março, suponho que pela contabilização de tráfego dúbia. Se tivesse pago aquela factura, certamente nunca tinha sido ressarcido.
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Quarta 13-05-2009 2:56

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Quinta 14-05-2009 3:45

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Quinta 14-05-2009 14:34

Já a relatei, se pesquisares por posts meus encontras, mas mais logo posso procurar onde isso está e meter aqui o link para veres.

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Sexta 15-05-2009 7:54

última vez editado por PhoteK s Sexta 15-05-2009 7:58, editado 1 vez no total
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Sexta 15-05-2009 22:18

Por email serve perfeitamente, uma vez que este regista o dia e hora do contacto (a bola fica do outro lado até á sua resolução).

No entanto dizes que a falta de livro de instruções ou manual de instruções em cd não é motivo?
É melhor consultares a lei. Qualquer aparelho vendido no espaço da Comunidade Europeia, além de ter de estar homologado para tal, tem obrigatóriamente que conter os manuais sejam eles em livro ou formato digital além de ainda ser obrigatória a respectiva tradução para a língua do país em que este é vendido (no nosso caso em Portugal), e há já um bom tempo que assim é, não sabias disto?
Eles como alteram o software original de fábrica do aparelho, é lógico que depois não ligam ao manual e também ninguém os fiscaliza como deveria, mas se fizeres barulho, ou eles resolvem a questão ou estás no teu direito de rescindir o contrato com eles, ou em última análise e se assim o entenderes, exigires a devolução do valor que pagaste pelo aparelho e comprares tu um á tua escolha, sendo o ISP obrigado a fornecer-te os dados e configurações completas, para te ligares á rede deles com o teu aparelho.

Na vodafone pedi-o, rabiaram um bocadito mas lá o enviaram (não tinham outra solução).

Mas posso aqui dizer-te aquilo que se passou:

No 2º ou 3º dia, enviei o email a solicitar os manuais do modem/router wireless.
1º Porque gosto de mudar certas opções que vêm por defeito.
2º Porque trazia das 4 portas ethernet disponíveis (poderia ligar até 4 pc´s) apenas 1 aberta e as outras 3 barradas, ou seja qualquer pc que ali ligasse era o mesmo que estar desligado.
Enviaram-me um link, e escreveram textualmente que não dispunham dos manuais e que aquilo que tinham estava naquele link.
Após consultar o link, descubro que o software pertencente aquele link em nada se parecia com o instalado no meu aparelho, e aquilo nem era bem um manual mas sim mais um resumo rápido de algumas configurações.
Novo email a informar o sucedido e começa a tourada do responder totalmente fora de contexto e resposta ao que se pretendia nada.

Lá começaram eles a pedir para ligar para eles, que telefónicamente poderia resolver o problema.
Ora como as chamadas custam dinheiro (a mim) e o erro é deles, ou me fornecem os manuais, ou vêm cá resolver o problema e trazem os manuais, ou temos o caldo entornado.
E lá entornamos o caldo, mas isto sempre com emails para trás e para a frente, entretanto ao fim de 2 meses quase surge um problema no router, que constantemente perdia a ligação, e após análise de um técnico da PT a partir da central, este chegou á conclusão que o modem/router estaria avariado e enviou comunicação para eles e para mim (a meu pedido).

Pediram-me que devolvesse o modem/router com uma breve explicação do problema dele para o endereço que me enviaram num email, e que após a recepção do mesmo enviariam de imediato um novo.
Pois, andaram a brincar, pensando que estava sem internet (não sei como nem porquê, o emails continuavam a chegar-lhes e eu sem internet deles, tinha net móvel da TMN na altura), e deixaram passar mais de 30 dias sem que o aparelho me fosse entregue, entretanto já tinha enviado a carta de rescisão ao 25º dia, e bastava apenas a situação da falta dos manuais, mas essa junta com a não substituição do aparelho nos 30 dias (previstos na lei após a data de recepção do avariado), a coisa estava mais que no papo.

Enviaram a respectiva factura a cobrar o mês que estive sem aparelho (como é da praxe, e a qual não paguei como é óbvio), e no mês seguinte lá veio a respectiva factura de incumprimento contratual a cobrar o tempo de fidelização restante.
Peguei nas coisas (emails trocados, contrato, e facturas), e como já tinha encaminhado reclamação para a ANACOM e Direcção Geral do Consumidor, lá fui ao Tribunal Arbitral para fazer valer os meus direitos.
Foram avisados por 2 ou 3 vezes pelo Tribunal Arbitral mas não responderam, foi marcado o julgamento e lógicamente não compareceram porque não reconheciam direitos ao Tribunal Arbitral para resolver o conflito.

Recebi passada uma semana a papelada para ir a um Julgado de Paz (e a esse eles já teriam de comparecer), mas como estava com pouco tempo, lá decidi consultar um advogado sobre o assunto.
Como seria lógico estava no papo ganhar a acção, os valores é que para Tribunal Cível seriam baixos, mas nada que não se resolvesse (o mesmo que eles fazem a quem desiste e não paga o imcumprimento, deixa andar que está a render juros até chegar ao valor que o Tibunal Cível aceita a acção).
Ao 1º fax, queriam devolver qualquer coisa como 15 €, ao 2º fax queriam devolver qq coisa como 90 €, e ao 3º fax lá aceitaram o valor proposto pelo advogado, que era precisamente os valores que eu pretendia (valor do modem, valor da instalação da linha e de uns telefonemas que tinha feito para eles para resolver o que não foi resolvido nem por email, nem com aqueles telefonemas) e mais o valor que paguei ao advogado da consulta apenas.

Eu por mim já me estava marimbando para o tempo que a coisa iria demorar, e quando resolvi fazer valer os meus direitos, já estava mentalizado disso, não estava á espera desse dinheiro para contratar outro como fiz.
Mas se eles quisessem fazer braço de ferro, estavam á vontade para isso, nem que fosse daqui a 10 anos, mas que pagavam tudo com juros isso pagavam, o acordo com o advogado era 50/50, embora este tenha dito que não queria, mas eu insisti que fosse assim, ele não fazia mais que o trabalho dele mas pelo menos sabia que ele não se esquecia da coisa e estava em cima do acontecimento, pena que não tenha lá chegado (eles lá sabem porque não deixaram adiantar a coisa mais).

E é esta a história.
Ainda continuas a não ver motivos para rescisão?

Podes rescindir um contrato de fidelização com qualquer prestador de serviços, a partir do momento que tens um problema perfeitamente identificado nos primeiros 30 dias do contrato, o comunicas por escrito (email, fax ou carta registada com aviso de recepção) e o mesmo não é resolvido até ao final do prazo dado para tal. Claro que tens de dar um prazo que a teu ver seja razoável para eles o resolverem, e se não fôr resolvido podes rescindir o contrato com justa causa.
Não podes é, após rescindir o contrato ficar á espera do que eles vão fazer, tens de agir tu, por exemplo ir á DECO ou á Direcção Geral do Consumidor, e dar entrada da queixa, senão já sabes que eles nunca aceitam uma rescisão de contrato, e levas logo com a factura de incumprimento contratual, a qual se não contestas e impugnas a razão passa do teu lado para o lado deles e lá vais ter de pagar.

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Sexta 15-05-2009 22:58

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Sábado 16-05-2009 1:22

É claro que eles não deixaram ir para o cível, preferiram pagar o valor pedido pelo advogado ao 3º fax que receberam do advogado, porque se fosse para o cível íamos fazer exactamente o que eles fazem, cada vez que viessem acenar com notas já tinha mais juros em cima e custas de processo etc.

Eu também não me importo que venha em inglês, mas como eles estavam armados em parvos, e a fugir com o rabo á seringa, além de que ficou provado e mais que provado de que não dispunham dos manuais em qualquer língua e mais giro ainda o software era modificado por eles, então nada como obrigá-los a cumprir a lei que era os manuais para cá e traduzidos em Português, uma vez que estão a vender um aparelho e este não cumpre com os requisitos definidos por lei.

Eles têm de se capacitar que não é só vender, há muitos mais sítios por onde se pode pegar se quisermos, por exemplo na adsl começa logo quando fazes o contrato, em que o fazes de boa fé mas eles estão de má fé.
Eles são obrigados a verificar se a tua linha aguenta o tarifário que escolheste (são eles que te instalam a linha e não o inverso), e nunca o fazem, além de que quando te vêm fazer a ligação, fazem o teste depois de ligado e nunca te dizem os valores que a linha atinge, só quando começares a reclamar e depois de muito reclamares eles te propõem uma redução de tarifário se houver mais baixo.
É óbvio que sabes o valor que a linha atinge se já tiveste outro isp, ou se souberes a que distância estás da central, no entanto há mais condicionantes como o estado do cabo etc que podem baixar mais a velocidade.
Assim eles ganham dinheiro á nossa custa, não fornecem nem 50% da velocidade contratada, isso permite-lhes colocar mais clientes ligados e ganhar assim mais dinheiro com a largura de banda não fornecida, e como os tarifários agora a nova moda é apenas um tarifário e até 24 Mb, logo eles pretendem isentar-se de culpas devido ás linhas não atingirem nem 50% da velocidade contratada, no entanto esquecem-se de que o cliente deve ser préviamente informado disso, para poder assim casa queira, anular o contrato e receber de volta os valores pagos, e optar por outra via se assim o entender ou continuar então com a instalação da linha sabendo já de antemão que o que vai pagar não vai ser nem metade do que devia.

O português é muito conformista com tudo, já está habituado assim pelo estado logo eles aproveitam.
Se a legislação os obrigasse a receber consoante o que fornecem mediante a nova moda de tarifários que é apenas 1 e é o de 24 Mb, isso é que era serviço, porque significaria que se pagas 30 € por mês mas eles só te fornecem 1/4 da velocidade passarias a pagar apenas 7,50 €, então não estaria a ser enganado e pagaria de facto aquilo que é devido.

Na minha profissão se te der um orçamento e tu aceitares, não posso depois aumentar o valor porque apareceu mais qualquer coisa, ou receber o dinheiro acordado e fazer-te metade do serviço porque entretanto o material aumentou, uma vez que isso é algo que tu não tens culpa.

A lei em Portugal é apenas para uns, porque outros estão acima da lei, e os orgãos reguladores e fiscalizadores fazem vista grossa como sempre fizeram, por exemplo a ANACOM que toda e qualquer reclamação remete para posições contratuais para não ter de intervir e fazer cumprir realmente o que devia ser cumprido por parte dos isp´s, mas esquecem-se que são eles que aprovam os contratos (logo as cláusulas dos mesmos) e depois desmarcam-se daquilo que aprovaram e pelos vistos mal aprovado, remetendo o caso para os tribunais e sem investigar o que realmente se está a passar.

É o país que temos e vamos continuar a ter até um dia...

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Sábado 16-05-2009 5:09

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Sábado 16-05-2009 16:33

Disseste que na audiência foi dito que o modem sincronizava a 4, ou seja até 4 Mb deveria supostamente de funcionar em condições, ou que não aconteceu, já agora qual o plano tarifário que tinhas, e alguém te informou disso para que te pudesses decidir?
Atenção que não tem a ver com aquilo que tu detectaste que só funcionava a 320 kb, isso foste tu com a normal utilização que viste, o que é importante é que antes de tu mexeres eles te informem.

Por exemplo aqui onde estou não passo dos 5/6 Mb, mas é engraçado que ao ínicio (auando contratei a clix) os testes iniciais que fiz davam-me á volta de 11 Mb em adsl 2+, e funcionou assim durante umas duas semanitas, a partir daí caiu para os 8 Mb em adsl 2+ e começou o modem a cair constantemente, mandei email e ao fim de uns 15 emails em 5 dias com resposta deles, lá eles me telefonaram e disseram que colocasse o modem em anexo B, ou seja adsl 2.
De facto o modem sincronizou e não caiu mais, embora de semana a semana lá ele tinha um dia que andava constantemente a reiniciar, até um dia que deixou mesmo de funcionar como já leste acima.

Ora se uma linha funciona bem 15 dias a velocidades de 10/11 Mb e de repente passa a funcionar apenas a 8 alguma coisa se passa e não será aqui em casa.
1º A cablagem telefónica é toda nova que coloquei-a eu.
2º O cabo que vem da escada para dentro de casa não está nas melhores condições e ninguém, o trocou (tivesse eu a chave de cravar e já lhes dizia quem o substituia)
3º Existem 2 tomadas directas para o modem que vão á entrada da linha, sem terem outras ligações pelo meio.

A PT afirma que esta é uma zona de 12 Mb e o facto é que a ligação já deu quase isso, mas claro para que a linha desse isso seria preciso investigar a origem do problema, coisa que a PT não faz e nem quer saber disso para nada (custa €€€), e como será de esperar qualquer outro operador não o faz também, uma vez que não vai assumir custos numa rede que não é deles, mas sim alugada á PT.

Em suma como disse, o monopólio continua nas mão das PT, vai continuar com a fibra como convém, e quando começarem a fazer barulho lá a parte de fibra óptica se separa da PT nas mesmas condições que a actual ZON fez, e é mais uma empresa do Grupo fora do Grupo, uma vez que accionistas e gestores serão os mesmos como é da praxe.

E não são gangs, é mesmo o País que temos.
Uns estão acima da lei, e a maioria abaixo dela neste caso eles estão acima da lei, e por isso fazem o que querem e não há nem vai haver quem os fiscalize, uma vez que quem os poderia fiscalizar é pago pelo mesmo patrão.
É um círculo vicioso do qual não nos safamos, até um dia...
Look4you
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Segunda 18-05-2009 7:29

PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Segunda 18-05-2009 7:33

Curiosidade:

blog do Pedro Ribeiro: http://osdiasuteis.blogs.sapo.pt/363295.html
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor PhoteK em Segunda 18-05-2009 9:04

Vodafone:

Imagem
PhoteK
Utilizador
Utilizador

Mensagempor Look4you em Segunda 18-05-2009 22:40

Claro que essas migrações são burlas, ou melhor, são formas de eles pagarem os subsídios de férias e natal se, terem de desembolsar, eles simlesmente não podem migrar ninguém sem o seu prévio consentimento.

Antigamente quando não havia internet ainda, ou a que havia era dial-up, já a PT era conhecida pelas contas abismais que enviava aos clientes por telefonemas que alegadamente seriam feitos pelo assinante para linhas pornográficas ou para fora do país.
Acabou por se chegar á conclusão que 90% desses casos, eram os próprios empregados da PT que os faziam a partir da central, e lógicamente estes eram debitados na conta do assinante, enfim da PT espera-se tudo menos transparência, e o mais engraçado é a maioria dos casos coincidirem de facto com a aproximação dos subsídios de férias e natal.
Será do guaraná?

Agora tenho outra luta com a optimus mas a nível de telefone, ehehehhe, mais uma no papo e já saiu email para a DECO E ANACOM.
Decidem fazer campanhas de alteração de tarifários sem consultar os clientes enviando apenas um SMS, o qual não diz nada que dê sequer a entender que para não aderir se terá de responder.
Como não tenho que gastar dinheiro do meu telemóvel para resolver assuntos destes, não liguei sequer, e não é que os artistas me migraram o tarifário?

Já lhes enviei email, já deve ir no 3º entre respostas recebidas, e a coisa está para durar, pelos vistos vou ter de entalar estes também.
Andam todos a copiar a PT, altura de férias há que enganar os clientes para receber mais que assim pagam-se os subsídios á conta dos clientes.

Vamos ver no que dá.

Cumps
Look4you
Utilizador
Utilizador

Próximo

Voltar para QUEIXAS E RECLAMAÇÕES

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes