A mim também aconteceu uma coisa parecida: A seguir ponhoa ultima carta que envie. Salvo erro dizem que tenho que pagar cerca de 400 €...
Jorge Bandeira -
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Venho por este meio, solicitar o cancelamento do contrato com o número 0867970 que oportunamente um promotor da vossa empresa (BMO03052570) me induziu a assinar para além, de uma série de acontecimentos infelizes, que passarei a explicar detalhadamente.
Dezembro de 2007
Fui contactado em minha casa por um promotor da Clix identificado como Júlio de Campos, que me fez a seguinte proposta por um pacote de TV+ADSL+Telefone:
- TV - pacote com mais de 100 canais disponíveis no primeiro mês e possibilidade de escolha dos 22 preferidos após o final do primeiro mês,
- Telefone – Chamadas gratuitas a qualquer hora.
- Internet – Velocidade garantida de 24 MB/s salientando que este serviço de ADSL garante que as velocidades contratadas (isto é 24 é mesmo 24) são reais, ao contrário do serviço por cabo.
- 3 Primeiras mensalidades gratuitas
- Possibilidade de cancelar o serviço em qualquer altura visto que naquela data o que estava em causa era uma simples proposta para experimentar o produto, o contrato assinar-se-ia mais tarde, sendo contactado posteriormente pela CLIX.
Tendo em conta as condições propostas, resolvi aceitar a proposta e assinei ainda uma espécie de formulário em como estava interessado em experimentar o produto. Estranhei porém o facto de também me pedirem uma copia do BI mas convicto que este operador pertencente a um prestigiado grupo, estava apostado em entrar no mercado com condições mais aliciantes e honestas que os outros, resolvi oferecer uma fotocopia tirada em minha casa, confiando no que o sr Júlio de Campos afirmava: “Era para efeitos de experimentação do produto e precisava de um comprovativo de morada bem como do BI para pedido da instalação da linha da PT”.
Meados de Janeiro
Instalação da linha telefónica – não foi necessário contacto
Cerca de dez dias depois
Instalação do serviço de Internet e Telefone.
Resultados
Internet:
- Velocidade máxima 10 MB/s tendo de comprar um modem, (facto omitido, mas ainda assim admissível)
Telefone:
- Chamadas gratuitas mas, só à noite.
Televisão (informação do representante que fez a instalação NET+TELEFONE)
- 1) Teria de escolher um pacote de canais fixo para manter a mensalidade proposta.
2) Como era com o sistema smart-tv só era possível ver os canais numa televisão, tendo as outras televisões da casa de ver obrigatoriamente os mesmos canais. (facto que também nunca me foi explicitado, e convenhamos, é relevante).
Na própria semana da instalação e tendo em conta estas contrariedades resolvi mudar as condições que pretendia para o meu serviço pois não valeria a pena no futuro estar a pagar por uma qualidade de serviço que não era possível satisfazer. Liguei então para o número de apoio ao cliente, não sendo colocado nenhum obstáculo para o meu pedido:
1) - Redução da velocidade para 12 MB/s
2) - Cancelamento do serviço de TV.
Ate fim Fevereiro não obtive mais nenhum contacto dos serviços porque ainda tenho contrato assinado com a TV CABO e ainda não disponho de telefone. Não tendo urgência em usufruir do serviço esperei por um contacto da Clix para formalizar as questões do contrato.
28 de Fevereiro
1ªa Factura
Cobrança de instalação de linha - 25 €
Cobrança da primeira mensalidade taxada (com o serviço de 24 MB(!) de 17 de Jan a 09 de Fev) – 30,89€
Sabendo eu que estava abrangido no mínimo por um período promocional de 3 meses com mensalidade gratuita e supostamente num período experimental, cansado de me sentir enganado, resolvi cancelar o serviço o mais rapidamente possível ligando para o apoio a clientes. (6 de Março) Após varias tentativas em que o período de espera era superior a 15 minutos e ter então conseguido finalmente fazer uma chamada que não me esgotasse o saldo do telemóvel, não me foi colocado qualquer obstáculo avisando-me então que posteriormente me ligaria um gestor de clientes para formalizar a questão.
Resultado da chamada do gestor de clientes: (10 de Março)
Para desactivar o serviço tenho de pagar as 12 primeiras mensalidades, não podendo cancelar qualquer serviço antes de 1 ano!
Fui confirmar e efectivamente o formulário e trata-se de uma proposta de adesão apresentando um numero de contrato. Contudo, a forma falaciosa como o papel me foi apresentado pelo sr Júlio de Campos parecia um simples formulário a demonstrar interesse mas nunca como um contrato assinado. Na altura até creio que questionei porque no dito papel constava “período mínimo de adesão, 12 meses” ao que me respondeu que agora, com a nova lei poderia cancelar e trocar de operador sempre que quisesse, e de qualquer modo o que estava a assinar era uma simples manifestação de interesse em experimentar o produto e que era necessário para instalação da linha telefónica). Note-se que até o título do próprio contrato refere que se trata de uma proposta, induzindo em erro o cliente.
Lamento deste modo a falta de ética comercial e falta de controlo dos promotores.
Nestas condições, e dado que o serviço prestado não corresponde às condições anunciadas pelo v/ suposto colaborador, venho anular o pedido de adesão experimental, que afinal correspondia a um contrato não explicitado. Não aceitarei qualquer custo adicional, à excepção do custo da instalação da linha telefónica que oportunamente pagarei. Note-se que aceitarei manter o contrato se forem efectivamente fornecidos os serviços nas condições prometidas do vosso promotor.
Espero sinceramente que o assunto fique rapidamente resolvido, por uma ou outra via pois a Clix não quer certamente um cliente insatisfeito, dado que uma boa imagem de empresa demora a conquistar enquanto uma má imagem rapidamente se difunde. Por outro lado, também quero evitar ter de fazer uma reclamação formal quanto à forma como este processo decorreu.
Por fim, aconselho que tenham, de futuro, mais atenção à formação e ética dos vossos promotores.
Com os melhores cumprimentos
Jorge Bandeira